Aula de sólidos geométricos e suas diferentes planificações
Professora Aline Chornobay de Oliveira, 5º ano. Escola Rural Municipal Roberto Hecke
Os alunos do 5º ano da Escola Rural Municipal Roberto Hecke, orientados pela professora Aline Chornobay de Oliveira realizaram uma atividade diferenciada em uma aula de matemática.
Em um primeiro momento foi solicitado aos alunos que encontrassem em casa, caixas de remédios, pasta de dente, e demais produtos. As mesmas seriam usadas para identificar diferentes sólidos geométricos e suas planificações, conteúdo que estava sendo trabalhado em sala.
Após os alunos trazerem as caixinhas, em uma próxima aula foi solicitado para que os mesmos as desmontassem e a deixasse na sua forma planificada, logo foi distribuído folhas onde os mesmos deveriam desenhar essa planificação, fazendo o contorno dessa.
A próxima etapa foi desmontar completamente essas caixinhas, sem perder nenhuma das partes e remonta-la de forma diferente de sua planificação original. Eles iriam fazer isso observando desenho que foi feito no primeiro momento, que foi desenhar a planificação da caixinha na folha.
O intuito dessa aula foi instigar aos alunos a perceber que uma mesma figura geométrica, pode apresentar diversas planificações, e que essas mesmas estão muito presentes no nosso dia a dia.
“Os alunos tiverem um grande aproveitamento, pois a aula trouxe a ludicidade e ao mesmo tempo o raciocínio, onde tiveram que de certa forma resolver um problema, que era remontar essas caixinhas diferente de sua forma original.” Comenta a professora!
Os alunos do 5º ano da Escola Rural Municipal Roberto Hecke, orientados pela professora Aline Chornobay de Oliveira realizaram uma atividade diferenciada em uma aula de matemática.
Em um primeiro momento foi solicitado aos alunos que encontrassem em casa, caixas de remédios, pasta de dente, e demais produtos. As mesmas seriam usadas para identificar diferentes sólidos geométricos e suas planificações, conteúdo que estava sendo trabalhado em sala.
Após os alunos trazerem as caixinhas, em uma próxima aula foi solicitado para que os mesmos as desmontassem e a deixasse na sua forma planificada, logo foi distribuído folhas onde os mesmos deveriam desenhar essa planificação, fazendo o contorno dessa.
A próxima etapa foi desmontar completamente essas caixinhas, sem perder nenhuma das partes e remonta-la de forma diferente de sua planificação original. Eles iriam fazer isso observando desenho que foi feito no primeiro momento, que foi desenhar a planificação da caixinha na folha.
O intuito dessa aula foi instigar aos alunos a perceber que uma mesma figura geométrica, pode apresentar diversas planificações, e que essas mesmas estão muito presentes no nosso dia a dia.
“Os alunos tiverem um grande aproveitamento, pois a aula trouxe a ludicidade e ao mesmo tempo o raciocínio, onde tiveram que de certa forma resolver um problema, que era remontar essas caixinhas diferente de sua forma original.” Comenta a professora!
Comentários
Postar um comentário